Publicada em: 15/09/2015 15:00

UnATI/UEA celebra o Dia Internacional do Idoso com "Semana da Saúde"

A Universidade Aberta da Terceira Idade UnATI/UEA, realizará, no período de 21 a 25 de setembro, das 8:00 às 17:00, na sede do órgão, localizado na Av. Brasil, s/n, Bairro de Santo Antônio, a quarta edição da "Semana de Saúde". Serão oferecidas várias atividades como palestras sobre saúde e cidadania, atendimento gerontológico, realização de exames e promoção de cursos e oficinas. O evento é destinado ao público em geral que tenha o interesse no processo do envelhecimento e busca alternativas para a prevenção de doenças.

A IV Semana da Saúde é um evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso e faz parte do calendário anual do órgão desde 2012, como atividade pertinente à Semana Estadual do Idoso. O objetivo é promover a melhoria na qualidade do envelhecimento da população do Estado do Amazonas.

¿De acordo com a OMS, saúde não é simplesmente a ausência de doenças, mas é o bem estar físico, mental, e social que envolve vários setores do dia a dia. A UnATI/UEA ao promover essa atividade visa chamar a atenção da população para o que cada um pode fazer para se prevenir de doenças e o que o Estado através de nossas atividades oportuniza, propondo à população um envelhecimento com qualidade¿. Explica a Coordenadora do Evento Elorides de Brito.

Durante a abertura, que será no dia 21 de setembro haverá uma palestra com tema: ¿Resiliência - levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima¿, ministrada pelo Professor Doutor e Diretor da UnATI/UEA Euler Esteves Ribeiro.

Na programação a Universidade em parceria com a Secretaria Municipal de saúde ¿ SEMSA, estará oportunizando a realização de exames de Mamografia, Ultrassonografia, Exames de fundo de olho, Teste de acuidade visual, entre outros, mediante inscrição prévia na Sede da UnATI/UEA, no período de 14 a 18 de setembro do ano corrente.

MEIO - AMBIENTE

Setembro é o mês dedicado ao meio-ambiente, pensando nisso, a Diretoria da UnATI/UEA Dr.Euler Ribeiro pensou em algo diferente para este ano. Como parte da programação da Semana da Saúde e em parceria com a SEMMAS, estará disponibilizando a distribuição de mudas frutíferas e ornamentais, ao passo que profissionais agrônomos desenvolverão juntamente com o público, ações de Arborização.

Confira a programação em anexo.