Publicada em: 06/10/2015 15:43

UEA promove palestras de conscientização em programação do Outubro Rosa

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove ciclo de palestras de conscientização em alusão à campanha Outubro Rosa. Nesta terça-feira (6), palestras sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama e direitos de pacientes oncológicos foram oferecidas à comunidade acadêmica. O evento também foi transmitido via Sistema IPTV para os municípios de Beruri, Lábrea, Tabatinga, Manicoré, Novo Airão e São Paulo de Olivença.

A solenidade de abertura do ciclo de palestras aconteceu na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), em Manaus, e contou com a presença do pró-reitor de Extensão (Proex), André Dutra, do presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Gerson Mourão, da advogada especialista em Direito da Seguridade Social, Iza Amélia Albuquerque, de professores, alunos, profissionais da saúde e mulheres que foram curadas pela doença.

A programação deu início com a palestra do mastologista Gerson Mourão. Ele destacou a importância da atenção de todas as mulheres para a prevenção do câncer de mama e também deu dicas para melhor identificação do diagnóstico. "60% dos cânceres são descobertos pela própria mulher. Isso reflete a responsabilidade do Outubro Rosa e da responsabilidade da mulher sobre seu corpo", disse o médico.

Segundo ele, "estamos diante de uma epidemia e os casos de câncer não vão diminuir". Só neste ano, 57 mil casos foram diagnosticados e 14 mil mortes foram anunciadas. "Por isso a necessidade de fazer o auto-exame mensalmente. O avanço está em que as mulheres estão procurando mais e se cuidando mais. O auto-exame e a mamografia podem salvar vidas", alertou.

Essa é a realidade da servidora da UEA, Lucina Soares. Ela descobriu o câncer de mama na fase inicial e encorajou outras mulheres a tomarem cuidados. "Eu enfrentei o câncer, fui diagnosticada com câncer em agosto de 2014, passei por todo o acompanhamento e agora estou na fase de hormônioterapia e fisioterapia. Meu papel nesse evento é encorajar as mulheres a não terem medo de fazer o exame. A caminhada é árdua e dolorosa, mas é possível ter a cura", afirmou.

De acordo com a especialista Iza Amélia, é importante que as pacientes oncológicas atentem também para exigir seus direitos. "O paciente tem direito a informação e de exercer sua cidadania junto ao Estado, e também na relação paciente-médico. É necessário essas informações principalmente para lugares de difícil acesso como municípios no interior do estado", relatou.

Programação

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do Programa Qualidade de Vida (PQV), e em parceria com o curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciência e Saúde (ESA), promove um Ciclo de Atividades do "Outubro Rosa" que ocorre nas unidades da UEA. Além das palestras, a programação incluiu também a realização de Exames preventivo de câncer uterino (Papanicolau).

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Por Vanessa Brito - Ascom/UEA
Fotos: Joelma Sanmelo - Ascom/UEA

ITENS ASSOCIADOS