Publicada em: 19/11/2015 17:52

UEA firma parceria com instituto da Alemanha para ensino, pesquisa e extensão

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinou na última quarta-feira (18), termo de cooperação técnica com o instituto Fraunhofer - Gesellschaft da Alemanha. O instituto é a maior organização de pesquisa aplicada da Europa, com uma equipe de 23 mil pessoas em mais de 80 centros de pesquisa, incluindo 67 na Alemanha.

O instituo realiza pesquisa aplicada de utilidade direta para empresas públicas e privadas e com amplo benefício para a sociedade, além de promover uma presença conjunta no mercado de P&D. O termo de cooperação técnico - científico e intercâmbio científico com a UEA está voltado a atender os fins institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

Participaram da reunião o ministro da Agricultura da Saxônia, Thomas Schimidt, o diretor geral do instituto Fraunhofer, Thomas Gessner, o Chefe de Pesquisa de Microtecnologia e Integração, Thomas Otto, o Chefe de Negócios para a América Latina, Reinhard Streiter e o representante sênior para a América do Sul, Hernan Valenzuela.

Pela UEA, o encontro contou com a presença do Reitor Cleinaldo Costa e do Vice-Reitor Mario Bessa, além de membros da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e pró-reitores. De acordo com Cleinaldo Costa, a intenção é trabalhar em conjunto para a consecução e implementação de projetos com o instituto.

"Nós já temos parceria com o instituto Max Planck da Alemanha no projeto Torre Atto e essa parceria com o instituto é um ponto importante para pensar no próximo ano. Precisamos olhar para frente mas prosseguir rapidamente", destacou o reitor.

Por Vanessa Brito.
Foto: Joelma Sanmelo.