Publicada em: 16/09/2016 18:44
Competição Iberoamericana premia 36 alunos
Um total de 36 alunos receberam as medalhas de ouro, prata e bronze por participarem da VIII Competição Iberoamericana Interuniversitária. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (16), na Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento reuniu 65 alunos matriculados em cursos de formação superior em Exatas do Brasil, México, Costa Rica, Equador, Colômbia e Argentina.
O professor e diretor da Escola Superior de Tecnologia, Roberto Higino, garantiu que a UEA ficou honrada em receber a Competição Iberoamericana. "Nossa escola ficará sempre aberta para contribuirmos no desenvolvimento da Matemática. Quero agradecer, em nome do Reitor Cleinaldo Costa, aos professores e alunos que participaram do evento", destacou.
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu Menção Honrosa com o aluno do 4 º período de Engenharia da Computação, Felipe Getúlio Laranjeira do Nascimento. Nascimento explica que ficou surpreso. "Fiquei feliz por ter recebido a Menção", destacou.
O coordenador da Competição, Nelson Antônio Borges Garcia, agradeceu o apoio da UEA para a realização do evento e avaliou que este ano tudo ocorreu de forma tranquila.
Ganhadores
Um dos ganhadores da medalha de ouro, o estudante de Matemática da PUC/Rio, Igor Albuquerque Araújo, destacou que a classificação foi acima da própria expectativa. "É sempre importante participar de competições como essa, conhecer Manaus e novas pessoas", destacou.
Para o estudante de Engenharia da Computação do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), e ganhador da medalha de prata na competição, Pedro Freire Mascarenhas Pontes, participar da competição foi válido. "Conseguimos uma experiência intercultural imensa, conhecemos pessoas de outros países e Manaus. Estamos mais estimulados em desenvolver novas capacidades no curso de Matemática", explicou.
O estudante mexicano do Centro de Investigación en Matemáticas (CIMAT), e ganhador da medalha de bronze, Miguel Angel Prado Godoy, brincou ao falar que o calor de Manaus é intenso. "Esperava uma melhor classificação, mas estamos agradecidos porque os brasileiros são amáveis. Adorei também a culinária amazônica, especialmente os peixes de Manaus", avaliou.
Sobre a Competição
A Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM) tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando a capacidade científica através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países envolvidos.
Em oito edições, esta é a segunda vez que o evento acontece no Brasil. O Rio de Janeiro sediou a competição em 2009. Além da "cidade maravilhosa", Girardot (Colômbia), Quito (Equador), Guanajuato (México), Armenia (Colômbia), Costa Rica (Costa Rica) e Ciudad de México (México) acolheram o torneio internacional.
Em 15 anos de existência, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou grandes eventos internacionais, como o "V Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia" no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, o "II Congresso Internacional de Biomecânica e Ergonomia", na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), o "7º Fórum Internacional de Pedagogia (VII FIPED)", no Centro de Estudos Superiores de Parintins, dentre outras ações.
Texto: Jacqueline Nascimento/Assessoria de Comunicação da UEA