Publicada em: 16/01/2017 11:47

I Fórum de Educação PARFOR é realizado no Município de Uarini

Os acadêmicos do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoveram o I Fórum de Educação PARFOR/2017 no município de Uarini. Com o tema "A Pedagogia Como Ciência da Educação", o evento foi realizado nos dias 11 e 12 de janeiro na Câmara Municipal de Uarini e faz parte da programação de atividade integradora do componente curricular: Métodos e Técnicas do Estudo e Trabalho Científico do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

O objetivo do evento era mobilizar a comunidade universitária e as escolas públicas a refletirem sobre a Pedagogia como ciência da educação e a formação do professor pesquisador. O I Fórum de Educação PARFOR contou com uma mesa redonda, onde foram discutidos os desafios da educação na Região do Médio Solimões.

Para a Secretária de Educação, professora Ana Maria Bittencourt, "o I Fórum foi de extrema importância para o planejamento da secretaria. Ressaltou as dificuldades de fazer educação na Amazônia e valorizou a importância de Universidade do Estado do Amazonas em Uarini como apoio para vencer estes obstáculos".

Com entrada gratuita, a programação teve a presença dos acadêmicos, comunidade local e autoridades municipais da nova gestão municipal.

Sobre o Parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES). No Amazonas, o programa é oferecido para os professores da rede pública estadual de ensino que contam com a estrutura física e de pessoal da UEA para concluir a formação em nível superior.