Publicada em: 31/03/2017 17:03

Ministério da Educação divulga resultado da 1ª avaliação dos cursos de Medicina

O resultado da primeira Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) já está disponível no site do Ministério da Educação. A Anasem conseguiu mobilizar todas as escolas brasileiras de educação médica e seus resultados abarcam a avaliação de 91% dessas instituições. Os desempenhos nas questões objetivas foram agrupados em três níveis de proficiência ¿ básico, adequado e avançado ¿ com o objetivo de medir as competências estruturais ou habilidades dos participantes.

Na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o curso de Medicina obteve média de proficiência 95,2 sendo avaliado como ¿Adequado¿ pela Anasem. A segunda edição desta avaliação será realizada em outubro de 2017. A Anasem avaliou 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no segundo ano.

O Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, parabenizou os alunos, professores e técnicos-administrativos que atuaram para obter o coeficiente positivo. ¿Estamos trabalhando com muita força e energia para melhorar cada vez mais os nossos resultados, seja no Anasem ou em qualquer outro ranking que envolva a qualificação dos nossos alunos e professores¿, ressaltou Costa.

O coordenador do curso de Medicina da UEA, Domingos Timóteo de Jesus, ressaltou que o curso possui uma busca constante pela melhor qualificação e excelência. ¿Esse resultado é muito animador e aponta que estamos no caminho certo¿, destacou o professor.

Sobre o Anasem

Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em Medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

A segunda edição da Anasem acontecerá no dia 18 de outubro de 2017 e será aplicada para os estudantes matriculados no segundo ano dos cursos de medicina. Em breve, o Inep divulgará as informações sobre os procedimentos de inscrição.