Publicada em: 06/04/2017 17:22

UEA recebe a visita do ex-governador Amazonino Mendes

A Gestão Superior da UEA, na presença dos diretores das unidades da instituição em Manaus e de parte dos municípios do interior do estado, recebeu a visita, nesta quinta-feira (6) do ex-governador Amazonino Armando Mendes. Atendendo a um convite do Reitor Cleinaldo Costa, Mendes visitou a sede administrativa da universidade para um diálogo referente aos 15 anos da instituição. Na ocasião, foi informado que o Conselho Universitário da UEA já aprovou a outorga do título Doutor Honoris Causa para ele, em reconhecimento à criação da UEA.

Como a visita aconteceu um dia após a realização da reunião do Conselho Universitário (Consuniv), foi possível promover o encontro de Mendes com os atuais gestores dos Centros de Estudos Superiores de Itacoatiara, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

¿Amazonino Armando Mendes é o verdadeiro idealizador da UEA. Ao recebê-lo na presença de nossos gestores em Manaus e no interior, fazemos a ele um reconhecimento, em vida, a este grande amazonense, brasileiro, que tanto contribuiu para a história do Amazonas e para o desenvolvimento do estado. Além disso, somos gratos a ele por ver a UEA hoje como uma instituição que é estratégica para o estado e para o desenvolvimento de nossa região. Poder receber sua visita e dialogar com ele é motivo de alegria, mas sobretudo de aprendizado¿, destacou o Reitor Cleinaldo Costa.

Questionado sobre a ideia de fazer nascer a UEA, Amazonino Mendes disse que diversos fatores foram determinantes para a criação da UEA.

¿Poder proporcionar a educação de nível superior sobretudo para os amazonenses que vivem no interior do estado, promover a formação de médicos e de outros profissionais que poderiam e podem contribuir com o desenvolvimento de seus municípios, por exemplo, estão entre os primeiros pensamentos que tivemos naquele momento em que pensamos na criação da UEA. Hoje, comemoramos os mais de 43 mil alunos formados e, especialmente, a interiorização da educação de nível superior no Amazonas¿, disse Mendes.

Após atender à imprensa, Amazonino Mendes participou de um almoço com os professores da instituição.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma universidade pública, autônoma em sua política educacional, que tem como missão promover a educação, desenvolver o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, conjuntamente com os valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região em que está inserida.

Foi instituída pela Lei N.º 2.637, de 12 de janeiro de 2001, quando o Amazonas era governado por Amazonino Mendes. As atividades acadêmicas começaram no dia 3 de agosto de 2001.

Amanda Mota
Imprensa/UEA