Publicada em: 08/08/2017 09:35

Palestra da UEA "O Corpo Incerto" discute o corpo na cultura contemporânea

Com a presença do filósofo Francisco Ortega, a ¿Palestra o corpo incerto¿ discutiu sobre o corpo na cultura contemporânea, como ele reage diante de tantas tecnologias e o modo que isso leva a uma reflexão sobre o dualismo corpo e mente. A palestra ocorreu na última sexta feira, (4), na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Segundo o palestrante Francisco Ortega, a história do corpo e antropologia física são coisas que estão sendo cada vez mais desenvolvidas e estudadas. ¿Quando entrei num departamento de saúde coletiva, e como filósofo, rapidamente minha atenção foi para esses temas. Trabalho com muitas outras coisas, mas o corpo é o meu foco¿, enfatizou Ortega.

Ortega destaca ainda que são temas que vão levar aos alunos uma reflexão para pensar além do modelo do corpo para medicina e o que isso tem haver com a percepção que temos do nosso próprio corpo.

Palestras gratuitas
A iniciativa de trazer o palestrante surgiu no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas em parceria com a especialização em Gênero e Sexualidade em Direitos Humanos, coordenada pelo professor Eduardo Norato.

Segundo os organizadores, é de fundamental importância que a universidade consiga dialogar com a sociedade. ¿No amazonas há um crescente interesse por essa área de estudos, e sabemos que não podemos estimular e apoiar essa ideia sozinhos. É um esforço da comunidade, e sempre que pudermos e tivermos a oportunidade, também iremos colocar isso em evidência¿, explica o professor e coordenador do programa, Otavio Rios.

A professoram, Ana Claudia Souza, relata que foi ao evento para ter mais conhecimento e para que possa embasar a sua prática enquanto pessoa, e saber como vai trabalhar isso com os alunos.

Texto: Jackeline Lima
Foto: Joelma Sanmelo/ Imprensa UEA