Publicada em: 04/10/2017 15:28

UEA e SSP lançam livro sobre Segurança Pública com foco no Amazonas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançaram na tarde da última terça-feira (3) o livro 'Segurança Pública no Brasil: o Amazonas em perspectiva'. A obra é publicada pelo selo UEA Edições e foi produzida pelos professores da UEA Antonio Gelson e Jatniel Rodrigues e pelo ex-superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Mauro Sposito.

O Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, ressaltou a importância da parceria entre SSP e UEA no sentido de oferecer para a sociedade um livro de altíssima qualidade e que reflete pesquisa sólida em segurança pública. "Investindo em educação nós estamos tratando de prevenção da violência, de problemas de saúde de toda a ordem. Países que tiveram esse cuidado e investiram e solidamente em educação hoje colhem frutos disso", destacou Costa.

O lançamento ocorreu na sala do Conselho Universitário da Reitoria da UEA. A obra discute aspectos críticos da segurança pública no Amazonas, tendo como background o contexto federativo brasileiro, em que são analisados temas correlatos à violência criminal no país, colocando-se o Estado do AM em perspectiva.

Um dos autores da obra, o professor da UEA Antonio Gelson contou que o processo de construção do livro durou cerca de um ano e quatro meses. Segundo ele, inicialmente o livro seria apenas um relatório do diagnóstico do sistema de segurança para que os gestores pudessem direcionar políticas públicas do setor. "Creio que os principais problemas que são discutidos no campo da Segurança Pública estão aqui. É claro que no campo da ciência os problemas e as discussões não se esgotam, mas de início a gente tem problemas pontuais e que ajudam a pensar sobre a responsabilidade federativa, além do ingresso da cocaína no Brasil que também gera o problema do encarceramento", disse Gelson.

Durante a cerimônia, o ex-secretário de segurança do Amazonas, Sérgio Fontes, e o ex-superintendente da Polícia Federal do AM e AC, Mauro Sposito, foram homenageados pela UEA e receberam o certificado pelos relevantes trabalhos e pela integração promovida entre a ciência e a segurança pública em favor do território nacional.

Texto: Paulo Bahia