Publicada em: 05/10/2017 16:48

Reitor da UEA é homenageado com o título de Cidadão do Amazonas

O Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, recebeu nesta quinta-feira (5) o título de Cidadão do Amazonas da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM). A solenidade ocorreu às 10h, no auditório Plenário Ruy Araújo da Aleam e contou a presença de alunos, professores, amigos e familiares. Além da apresentação do Coral Madrigal da UEA, regido pelo professor e maestro Adroaldo Cauduro. O título foi uma propositura do Deputado Adjunto Afonso do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Cleinaldo Costa é natural de Três Rios (RJ), mas vive na capital Amazonense desde seus sete anos. "É uma honra imensa, vocês não tem ideia da felicidade que eu tenho de ser amazonense há tantos anos. Terra que me acolheu, me criou e que me deu oportunidades. Terra dos meus filhos e onde desenvolvo minha profissão e meu trabalho. Muito honrado em servir ao povo do Amazonas e fazer parte desse grande povo, desse orgulho, dessa tradição: ser amazonense" ressalta o reitor.

O Deputado Adjunto Afonso falou sobre o objetivo da honraria. "Representa o reconhecimento público do trabalho que ele vem fazendo a frente da universidade e em prol do Estado do Amazonas. O trabalho do Dr. Cleinaldo Costa já é conhecido desde a época do trabalho junto ao Telessaúde, então com esse título reconhecemos o que vem sendo feito por ele como médico, como professor e como reitor da universidade".

Sobre Cleinaldo Costa de Almeida

É Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde março de 2013. Ficou interinamente no cargo por um ano e, depois disso, foi eleito pela comunidade acadêmica como o primeiro Reitor escolhido por voto direto na história da instituição. Em abril de 2014, tomou posse no cargo que tem duração de quatro anos.

Professor titular desde 2002, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no ano de 1994. Em 2000, concluiu o Mestrado em Cirurgia Vascular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No ano de 2008, obteve o título de Doutor em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foi diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) no período de janeiro de 2011 a março de 2013.

É titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC) e da Academia Amazonense de Medicina. State Faculty do Programa Suporte avançado de Vida em Trauma (ATLS) em Manaus (AM) e membro da Sociedade Brasileira para o Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait) e da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT). Também é membro do corpo editorial do periódico Latin American Journal Of Telehealth. O professor Cleinaldo Costa é, também, editor organizador e um dos autores do livro "Cirurgia Geral: Rotinas da Fundação Hospital Adriano Jorge" (430 páginas).