Publicada em: 07/12/2017 14:52

Jogos Universitários da UEA iniciam nesta sexta-feira (8)

A IV edição dos Jogos Universitários (Juniuea) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciam nesta sexta-feira (8). A cerimônia de abertura será às 18h, na Vila Olímpica, localizada na Av. Pedro Teixeira. Ao todo, 1.085 acadêmicos estão inscritos, sendo 345 alunos das unidades do interior.

O 'start' dos jogos será dado pelo reitor da Universidade, Cleinaldo Costa. A solenidade também contará com o tradicional desfile dos atletas e acendimento da pira olímpica, que ficará acesa até o encerramento dos jogos, no dia 16 de dezembro.

A competição envolverá 14 modalidades, entre elas: Atletismo, Basquetebol, Corrida Pedestre, Dominó, Futebol, Futsal, Handebol, Jiu-jitsu, Natação, Tênis de Mesa, Queimada, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. Os jogos serão sediados pela Escola Superior de Saúde (ESA), Arena Amadeu Teixeira, Estádio Claudio Zamith, Vila Olímpica, Atlética Guanabara e Ponta Negra.

De acordo com um dos organizadores e coordenador do curso de Educação Física, Jefferson Jurema, o objetivo do evento é incentivar a prática de exercícios físicos entre os universitários, além de promover a interação entre acadêmicos da instituição.

"Os alunos estudam muito, os jogos são uma forma de extravasar. É uma oportunidade para exercitar a vivência acadêmica e desenvolver o espírito de trabalho em equipe", comentou.

Encerramento e Premiação

O encerramento dos jogos também acontecerá na Vila Olímpica, no dia 16 de dezembro, na ocasião em que os campeões e destaques das modalidades receberão as devidas premiações e honrarias.