Publicada em: 08/12/2017 21:59

Cerimônia de abertura dos Jogos Universitários da UEA reúne delegações

Entusiasmo, força e determinação são as palavras mais ouvidas pelos alunos que vão participar da IV edição dos Jogos Universitários (Juniuea) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta sexta-feira (8) na Vila Olímpica, localizada na Av. Pedro Teixeira. A solenidade contou com o tradicional desfile dos atletas e acendimento da pira olímpica.

O Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou que os alunos, professores e organizadores estão reunidos por um objetivo: competir de forma tranquila, leal, ética, lutar pela equipe e com companheirismo. "O Juniuea recarrega a bateria, constrói novas amizades. Isso é uma experiência que serve para a vida e também profissional. É por isso, por meio do curso de Educação Física, que realiza essa competição. A UEA se preocupa que o nosso aluno esteja bem dentro do seu ambiente. Estamos vencendo uma crise juntos para que em 2018, com muita coragem, possamos fazer essa instituição melhor", destacou.

Este ano a competição reúne 1.155 acadêmicos, sendo 355 alunos de 10 unidades do interior e 800 das cinco unidades da capital. De acordo com um dos organizadores e coordenador do curso de Educação Física, Jefferson Jurema, o objetivo dos jogos é congregar a juventude em torno da competição, da amizade, dos valores morais e éticos. "E, também, dos valores educacionais pelo lazer e pelo jogo", observou. Jurema ainda salientou o esforço da instituição para a realização dos jogos.

Antonio Henrique Simão dos Santos, do 7º período de Educação Física, espera que a edição seja tranquila. "O importante é que os alunos se confraternizem principalmente com a participação dos alunos do interior. É cansativo vir de outra cidade e ainda mais como o nosso Estado ter muitas cidades distantes, mas cada aluno vem empolgado", explicou.

Força do interior

A maior delegação do interior do Amazonas é do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA) com 90 competidores. A finalista do Curso de Licenciatura de Física do (Cesp/UEA) Luiza Gabrielle Sarraf da Silva, explica que é a terceira vez que compete no JUNIUEA. "Estamos com uma grande delegação e esperamos que a competição ocorra de forma tranquila que possamos trazer mais essa vitória para o CESP", salientou.

Sobre os jogos

A IV edição dos Jogos Universitários (Juniuea) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) segue até o dia 16 de dezembro. Ao todo reúne 1.155 acadêmicos, sendo 355 alunos de 10 unidades do interior e 800 das cinco unidades da capital.

A competição envolve 14 modalidades, entre elas: Atletismo, Basquetebol, Corrida Pedestre, Dominó, Futebol, Futsal, Handebol, Jiu-jitsu, Natação, Tênis de Mesa, Queimada, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Os jogos serão sediados pela Escola Superior de Saúde (ESA), Arena Amadeu Teixeira, Estádio Claudio Zamith, Vila Olímpica, Atlética Guanabara, Quadras da Assembleia Legislativa e do Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Amazonas.