Publicada em: 02/05/2018 11:05

Professora da UEA lança livro com temática socioambiental

A professora do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), Gracy Kelly Monteiro Dutra, lançará na próxima sexta-feira, 4 de maio, o livro 'A criança e o espaço urbano', que aborda sob o olhar de várias crianças, questões socioeconômicas e ambiental em torno de uma conhecida lagoa da periferia de Parintins, chamada de Lagoa da Francesa. A apresentação do livro será feita no hall do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), às 19h.

O livro é resultado de uma tese de mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia realizada pela professora Gracy, em 2015. "Mais do que divulgar uma pesquisa, o objetivo do meu livro é incentivar outros estudos científicos com ênfase na Amazônia e do povo que vive nela", disse a docente.

Ao explicar como se deu a materialização do livro, Gracy disse que a inspiração veio da somatória das duas graduações, uma em Ciências Sociais e outra de Serviço Social, ambas pela Ufam. A professora de pedagogia buscou, através do comportamento de crianças de duas escolas públicas que vivem no entorno da Lagoa da Francesa, impressões sobre moradia, lazer, trânsito, poluição, inundação e comércio.

Gracy acredita que o estudo pode ser utilizado como instrumento de base para políticas públicas para questões socioambientais daquela região. "A situação de risco provocada pela poluição da natureza passa despercebida tanto para quem vive ali quanto para a gestão pública", comentou.

O livro já está disponível para compra no site da editora Appris (https://www.editoraappris.com.br), no valor de R$46,00. No dia do lançamento, a autora disponibilizará os exemplares a R$ 40,00.

ITENS ASSOCIADOS