Publicada em: 16/05/2018 14:52

LUME Teatro chega a Manaus com espetáculo Café com Queijo

Começa nesta terça-feira (15) a oficina Diálogos de Produção, um encontro gratuito promovido pelo LUME Teatro (Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp-SP) com produtores locais, artistas, estudantes e interessados em cultura em geral. A atividade será realizada das 14h às 18h até o dia 18, e no dia 19, das 10h às 13h, no Teatro Chaminé, localizado na Avenida Lourenço da Silva Braga, s/n, Centro.

Durante o encontro, a coordenadora de produção do LUME Teatro, Cynthia Margareth, irá partilhar experiências de 33 anos do grupo, além de debater sobre as diferentes ferramentas de sustentabilidade para produção cultural local.

A oficina faz parte do projeto "Café com Queijo: brasis em um só Brasil", que será apresentado pela primeira vez em Manaus nos dias 17 e 18 de maio, às 18h, no Teatro Chaminé. A apresentação é gratuita por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. O espetáculo foi criado em 1999 e já se apresentou em diversas cidades do Brasil, tendo participado dos principais festivais nacionais de teatro e nas cidades de Lisboa, Évora e Santo André, em Portugal. Em 2018, a circulação pela Amazônia terá um sabor especial, pois o grupo irá passar por algumas das áreas onde foi feita a pesquisa de campo que deu origem ao espetáculo.

Café com Queijo

Em 1997 os atores do Lume partiram em uma viagem rumo ao interior do Brasil, desbravando comunidades indígenas, ribeirinhas e pequenas cidades, via transportes aéreos, terrestres e fluviais, em diversos estados brasileiros. Do encontro com pessoas e costumes locais surgiu "Café com Queijo", que em março de 2019 completará 20 anos de trajetória. Nesta circulação em 2018, o grupo finalmente volta às regiões que serviram como base para a criação do espetáculo, compartilhando o fruto que nasceu ali e promovendo um reencontro e uma troca humana e artística inédita entre atores, comunidades, produtores locais, seus "personagens reais e familiares.

Criado pelos atores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini, do LUME, o espetáculo teatral 'Café com Queijo' traz o público para o aconchego de uma colcha de retalhos, onde se fala um pouco de tudo: de curas para males de saúde e do coração, da arte da conquista, de comida, festa, trabalho e solidão. Neste espetáculo delicado, tudo tem cheiro e sabor, e não apenas de café com queijo ralado - bebida típica oferecida aos atores no interior de Tocantins. Os 'personagens' recriados no espetáculo foram inspirados nos próprios moradores das regiões visitadas pelos atores, como Seu Teotônio, Dona Maria, Dona Maroquinha e Seu Mata-Onça.

Sobre os Trueques

Na próxima sexta-feira (18), após a apresentação do espetáculo Café com Queijo no Teatro Chaminé, os atores realizarão o 'Trueque', uma troca cultural com os participantes. Os Trueques são encontros festivos realizados de forma simples, não como apresentações artísticas formais. São caracterizados por momentos de convívio, um grande quintal aberto em festa que envolve a troca de saberes em que cada um compartilha seu próprio patrimônio cultural, seja canção, comida, dança, história ou depoimento de vida. A arte ocupando o espaço da vida sorrateira, sem precisar de aparatos a não ser o desejo da troca, da partilha. O Trueque envolve as comunidades locais, diversas linguagens artísticas, e pessoas comuns com diferentes habilidades, para criar uma troca real entre os participantes.

LUME Teatro

O LUME Teatro (Prêmio Shell 2013) é um núcleo de pesquisa da arte do ator formado por sete atores-criadores que possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos em grupo, solos, e intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade. Toda essa extensa variedade de trabalho mantém sua coesão através da marcante e vigorosa metodologia de treinamento desenvolvida pelos atores.

Ao longo de 33 anos, tornou-se conhecido em 27 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística nacional e internacional. O grupo possui atualmente 12 espetáculos em cartaz e difunde sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro. O LUME é um núcleo de pesquisa da Unicamp ¿ Universidade Estadual de Campinas.