Publicada em: 28/05/2018 15:33

Semana de Estudos Clássicos do Amazonas inicia nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, 30, na Escola Normal Superior (ENS) a II Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas (Seclam), realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o tema "Educação, Linguagem e ensino: a (re) construção do papel educador, da antiguidade aos nossos dias". A programação segue até o dia 2 de junho com palestras, mesas rendondas, minicursos e conferência.

A abertura oficial do evento será na Reitoria da UEA, das 17h30 as 18h, mas a programação iniciará ainda pela manhã, com o minicurso "Interpretando a Bíblia na antiguidade tardia: princípios filosóficos em Orígenes, Jerônimo e Agostinho", das 9h ao meio dia, pelo professor Dr Luciano Garcia Pinto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e "A gramática de Platão", pelo prof Dr. Fábio Fortes, da Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outros.

A Semana de Estudos Clássicos acontece sob coordenação do Prof. Dr. Renato R. de Jesus, que destacou a importância de reunir grandes estudiosos do país e do mundo para responderem e debaterem a cerca de questões como o papel do educador ao longo dos tempos e suas ferramentas para a teoria e a pratica docente, particularmente o ensino de línguas, com ênfase no ensino do latim e da língua portuguesa. "A proposta é saber qual a contribuição do pensamento antigo, medieval e moderno para a construção do que representa o educador para a sociedade", esclareceu Carlos.

Para debater sobre essas questões o evento contará com a participação de professores de várias instituições de ensino superior brasileira e estrangeira, tais como, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Federal de São Paulo (Unifesp), Federal da Bahia (UFBA) Federal de Campinas (Unicamp) e Federal de Juiz de Fora (UFJF), além das entrangeiras: Sorbonne, Université Paris-EST e Université de Lille, todas francesas.

Na sexta-feira, 01, o desfecho da semana acontecerá com a conferência "Educação linguagem e ensino. O papel do educador", com a prof Dra. Maria Helena de Moura Neves, da estadual paulista (Unesp). Maria Helena é a maior estudiosa de teoria gramatical do mundo em língua portuguesa. A conferência inicia as 19h, no auditório anexo da ENS.

Para saber mais sobre a programação, acesse o link: