Publicada em: 29/05/2018 10:21

Projeto Ópera Studio apresenta 'La Bohème'

O 'Ópera Studio', um projeto desenvolvido pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), será realizado nesta terça e quarta-feira (29 e 30 de maio), a partir das 19h, no Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes. O projeto integra a programação do 21º Festival Amazonas de Ópera (FAO). A entrada será gratuita.

O projeto apresentará a ópera 'La Bohème', do compositor italiano Giacomo Puccini (1858 - 1924). A obra tem libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no livro de Henri Murger, 'Scènes de La Vie de Bohème' e narra, em quatro atos, a história de artistas que, em meio ao caos da pobreza, misturam a arte, o amor, o ciúme e a disputa em suas dramáticas vivências.

A apresentação contará com mais de 40 pessoas que integrarão o elenco, dentre estes, professores, alunos e cantores do Coral do Amazonas, como Wilken Silveira e Luiz Carlos.

De acordo com o diretor artístico do projeto e professor da UEA, Fabiano Cardoso, o 'Ópera Studio' visa oportunizar aos alunos a vivência profissional em um ambiente como o Festival Amazonas de Ópera, tendo também como finalidade a aproximação das pessoas com a música erudita. 'A ideia é dar aos alunos a chance de conviver com a realidade da música clássica, não deixando de priorizar a aproximação das pessoas para com a mesma', explica o diretor.

A direção artística será de Fabiano Cardoso, direção cênica de João Fernandes, direção musical de Duany Parpinelli e participação especial do pianista Pedro Panilha.

Ópera Studio

A 'Ópera Studio' une professores e alunos de canto, canto coral, piano e teatro da UEA que, sentindo a necessidade de trabalhar diferentes vertentes musicais do estilo erudito, propõem desenvolver um projeto voltado para produção e disseminação da ópera, além de desenvolver uma maior interação da universidade com a comunidade em geral.

O projeto visa também um encontro, entre educadores, artistas, estudantes de diversas universidades, professores e a comunidade em geral, para execução e contemplação da música erudita, já que o estado do Amazonas é um grande fomentador de artistas e produção cultural.

Mimì - Mirian Abad
Rodolfo - Wilken Silveira
Marcelo - Luiz Carlos
Musetta - Jaiana Silva
Schaunard- Jobert Junior
Colinne - Marden Guedes
Alcindoro - Danilo Carvalho
Direção artística: Fabiano Cardoso
Direção cênica e iluminação: João Fernandes
Direção musical e narração: Duany Parpinelli
Pianista: Pedro Panilha
Cenário e Figurinos: Central Técnica de Produção

Serviço: Ópera Studio - La Bohème
Local: Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n ¿ Centro)
Data/hora: 29 e 30 de maio, às 19h.
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre