Publicada em: 17/05/2019 12:53

Seminário da UEA discute Políticas Inclusivas de discentes no Ensino Superior

Com compromisso de melhoria ao atendimento de qualidade e inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza no dia 27 de maio, o 1º Seminário Institucional de Inclusão de Discentes com Necessidades Educacionais Especiais. O evento será realizado a partir das 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), localizado na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 2000, Adrianópolis. O evento tem inscrições gratuitas e será transmitido para os Centros e Núcleos da UEA, via Sistema Presencial Mediado Por Tecnologia (IPTV, Internet Protocol Television).

O seminário surgiu da necessidade de elaborar políticas institucionais de inclusão dos discentes com necessidades educacionais especiais na Universidade, para isso foi constituído um Grupo de Trabalho, por meio da Portaria nº 340-2019/GR-UEA.

Segundo a professora da UEA, Dra. Alice Sobral, a criação do grupo viabiliza estudos sobre o ingresso e permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais desde o vestibular. "Esses calouros entram na Universidade e tem ações isoladas e nem sempre adequadas de acompanhamento e suporte, foi observado ainda que parte deles acaba não terminando o curso de graduação, devido à falta de apoio pedagógico e administrativo voltado às suas necessidades", explicou Sobral.

A palestra 'Inclusão na Universidade Brasileira: desafios e concretizações' será proferida pela professora doutora Laura Ceretta Moreia, Coordenadora de Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), considerada uma das mais influentes e respeitadas pesquisadoras no âmbito de inclusão e acessibilidade no país e responsável por toda implementação e gestão da Política de Inclusão e Acessibilidade da UFPR.

Serviço

Onde: Sede da OAB/AM, localizado na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 2000 , Adrianópolis
Quando: 27 de maio de 2019, a partir das 8h30.
Inscrições: Gratuitas, disponíveis no link abaixo

Texto: Carol Givoni / ASCOM UEA
Imagens: Arquivo Pessoal

ITENS ASSOCIADOS