Publicada em: 09/10/2019 11:53

Inscrições para concurso canteiro de obra sustentável da EST encerram nesta sexta-feira,11

Para estimular a criatividade e potencializar o aprendizado dos acadêmicos da área de exata, a coordenação do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoverá o concurso canteiro de obra sustentável. Os interessados deverão se inscrever pelo email anexado abaixo até o dia 11 de outubro.

A coordenação do concurso explica que os participantes deverão projetar um canteiro de obras sustentável para as atividades práticas de todas as disciplinas do curso de engenharia civil da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST).

Os projetos podem ser elaborados individualmente ou por equipe formada de até três integrantes. Vale ressaltar que todos os participantes devem estar regulamente matriculados em qualquer período dos cursos de graduação de engenharia ou arquitetura e urbanismo em qualquer instituição de ensino superior. Os comprovantes de matrículas devem ser enviados para a coordenação no ato da inscrição.

Após realizar o processo de inscrição, o concorrente deverá enviar para o mesmo email até o dia 18 de outubro, o projeto arquitetônico completo em 2D; memorial descritivo; detalhes específicos dos itens de sustentabilidade e o orçamento resumido para a construção entre R$ 40 a 60 mil reais. Caso seja selecionado, o participante deverá entregar ainda até o dia 23, o projeto impresso em A1 (planta baixa 2D, volumetria 3D e orçamento resumido.

Avaliação

A comissão do concurso avaliará a habilidade de expressão da proposta na apresentação, além da clareza nos textos e informações, assim como a qualidade e organização geral da prancha.

Outros itens importantes são: Conceito e inovação, criatividade, originalidade, qualidade arquitetônica, inspiração, funcionalidade, capacidade de compreensão da proposta e adequação ao tema exigido, solução funcional ao projeto visando o alcance do objetivo de uso proposto.

Por fim, a sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, conforto, racionalidade energético e seleção/uso de materiais serão também avaliados. É importante lembrar que, cópias ou plágios acarretarão em desclassificação.

Especificações

Os projetos devem ser adequados para uma área de 15,0 m X 20,0 m; com uso de até 02 contêineres de 20 e/ou 40 pés; área não pavimentada; construídos em área arborizada e com orçamento de até R$ 60 mil.

Premiações

Para o primeiro colocado no concurso o prêmio será de R$ 2 mil. Já para o segundo lugar, a premiação será um estágio renumerado. A organização do concurso ressalta que no caso de equipe, a vaga de estágio será apenas para um integrante da equipe premiada com a segunda colocação.

Para mais informações acessar o banner anexado no link abaixo.

Texto por: Gerson Freitas
Foto: Freepik