Publicada em: 11/10/2019 14:27

CBMAM forma turma de brigadistas da ESA e da ESAT

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) concluiu o treinamento teórico e prático da turma de Brigadistas para servidores da Escola Superior e Artes e Turismo (ESAT/UEA) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) nesta sexta-feira (11). Cerca de 40 servidores receberam certificados e estão aptos para atuarem em prevenção e combate de sinistros, além de procedimentos de primeiros socorros e pré-hospitalares.

"A parceria do Corpo de Bombeiros com a UEA é muito importante, é a primeira vez que a gente faz com uma unidade de ensino que dá importância tanto para a capital quanto para o interior. A gente trabalha primeiramente com o objetivo da prevenção e se alguma ocorrência acontecer, a gente já tem um parceiro dentro da instituição" disse o Sargento Eduardo Araújo, ministrante do curso.

O curso é uma cooperação entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o CBMAM voltado para a comunidade acadêmica e visando promover a prevenção de sinistros, assim como a segurança da vida humana.

O diretor da ESAT, Fabio Carmo, participou do curso e ressaltou a importância de se ter alguém capacitado perto. "O curso é um ganho de experiência, é um preparo para princípios de incêndio até situações de engasgamento. A unidade agora já tem pessoas capacitadas que vão saber agir e coibir uma ação mais contundente de incêndio ou qualquer tipo de eventualidade", disse.

Sobre o curso

O curso é gratuito e é realizado na capital e transmitido para 19 unidades da UEA localizadas no interior do Amazonas, por meio do Centro de Mídia da UEA, via IPTV, onde as formações serão feitas gradativamente após o treinamento presencial do Corpo do Bombeiro. Vale destacar que a Gestão Superior colocou a capacitação para prevenção de incêndio neste momento como prioridade para a universidade e para a comunidade.

Texto por: Emilie Guimarães/ASCOM UEA
Fotos por: Emilie Guimarães/ASCOM UEA