Publicada em: 10/10/2019 12:58

Acadêmicos de cursos da saúde participam de atividade no Samsung Ocean

Discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) realizaram uma visita técnica ao Centro de capacitação tecnológica e desenvolvimento de soluções da Samsung Ocean em Manaus, nos dias 8 e 9 de outubro.

O objetivo geral foi de apresentar aos estudantes, o pensamento computacional aplicado ao processo de aprendizado na disciplina de Patologia Geral, através da criação de um game que seria programado pelos grupos de estudantes através do programa Scratch, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

"A UEA entende a real necessidade de implementação da programação na graduação em saúde para estimular desenvolvimento do raciocínio lógico individual para uso dessas habilidades no contexto profissional atual, numa abordagem multidisciplinar", disse a professora da ESA, Michella Lasmar.

A programação foi ensinada passo a passo de forma didática e adaptada ao público pelo Prof. João Ponciano da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) e do Samsung Ocean Center durante 4 horas de atividade, voltada para criação de um 'Serious Game' com o Scratch, introduzindo a Lógica de Programação, além do aprendizado de conceitos iniciais e das alterações hemodinâmicas.

"A atividade quebrou a visão de que a área da saúde fica de um lado e a área da tecnologia do outro, mostrou como é que essas áreas podem se ajudar e como é que um raciocínio lógico para a resolução de um problema da programação pode auxiliar no raciocínio clínico para o diagnóstico do paciente, melhorando o atendimento de forma integral e na qualidade, por meio dessas tecnologias assistidas", Matheus Ninuma, acadêmico de Medicina.

A atividade reuniu em torno de 100 alunos e contou com a presença do reitor e do vice-reitor na ocasião. A expectativa de discentes e docentes é que o momento sirva de inspiração para a criação de mais projetos relacionados, contribuindo assim para a modernização do curso e capacitação de melhores profissionais.

Texto por: Emilie Guimarães/ASCOM UEA
Foto: Arquivo Pessoal