Publicada em: 11/10/2019 13:46

Reitor da UEA recebe Colar de Mérito de Contas do TCE-AM

O Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, foi agraciado na manhã desta sexta-feira (11) com o Colar de Mérito de Contas concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A solenidade ocorreu no auditório da autarquia, localizado na Avenida Efigênio Sales, Parque 10 de Novembro.

A condecoração faz parte das comemorações pelo aniversário de 69 anos do TCE-AM, e foi concedida como reconhecimento às pessoas que prestaram serviços relevantes a população. Os agraciados foram indicados pelos sete conselheiros do TCE-AM e os nomes foram aprovados em reunião administrativa realizada pelo Pleno da Corte de Contas.

Para o Reitor da UEA, a comenda representa a trajetória de uma equipe, de uma gestão do Estado do Amazonas que está constantemente tentando fazer o melhor dentro da legalidade, das regras, no cenário para construir uma universidade cada vez melhor. "Essa homenagem é muito mais que o lado pessoal de um Reitor. Representa todo um cenário da UEA, posicionada junto ao TCE. É o reconhecimento de um esforço administrativo. Isso significa um diálogo muito profícuo com o TCE, no sentido de sempre dar transparência as ações da universidade e mantê-la sempre dentro do melhor caminho administrativo. E, naturalmente, o reflexo de todo esse esforço é visto hoje recompensado nessa homenagem tão meritória", ressaltou Cleinaldo.

Além do Reitor da UEA, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Yedo Simões e as desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha; o promotor do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Aguinelo Balbi; o presidente do Legislativo estadual, Josué Neto; o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes Júnior; o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, além de advogados, professores e servidores aposentados foram homenageados pelo TCE-AM.

"A UEA e a Ufam têm sido parceiras do TCE por muito tempo e essa confiança crescida pelo excelente trabalho que é desenvolvido conosco nos levaram a formar um convênio para que elas fizessem parte da nossa área ambiental. Por isso, iremos realizar o II Simpósio Internacional Ambiental do Estado do Amazonas", destacou a presidente do TCE, Yara Lins.

Colar do Mérito

Instituída por meio da resolução nº 01, de 07 de abril de 2005, a Medalha Colar do Mérito de Contas é conferida aos cidadãos que, por suas realizações e seus méritos, tenham se tornado merecedores do especial reconhecimento do TCE-AM.

18 anos da UEA

Na oportunidade, o Reitor da UEA destacou que a homenagem do TCE representa ainda todo o esforço de um trabalho realizado durante 18 anos de fundação da instituição que mesmo tão nova já é considerada a maior universidade multicampi do País.

"A UEA com seus 18 anos apenas tem trazido dignidade a nossa população, aumentando consistentemente o emprego e a renda no nosso Amazonas. A instituição significa avanço em pesquisa, em aplicação, além de qualificar pessoas. Mas, sobretudo, tem uma característica muito importante que é ser uma universidade preocupada com as pessoas e não apenas com os números", disse.

Cleinaldo pontuou ainda que a UEA é estratégica para o desenvolvimento do Estado. Por fim, o Reitor frisa que esse é o balanço de uma jovem universidade com seus 18 anos, que se encontra entra as cem melhores instituições do país. "Aqui nós formamos pessoas que irão trabalhar na atividade pública, privada. Além de saberem trabalhar em equipe e preocupam-se com o próximo. Isso é o grande ganho dessa universidade", finalizou.

Texto por: Gerson Freitas