Publicada em: 30/10/2019 12:33

Acadêmicos da NESCO/UEA realizaram Oficina de Robótica Sustentável

Promovendo ideias sustentáveis para a comunidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação do Núcleo de Ensino Superior de Coari da Universidade do Estado do Amazonas (NESCO/UEA) realizaram na quarta-feira (23), a Oficina de Robótica Sustentável. A Oficina contou com a participação de alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e de alunos das escolas da rede do município.

Com o objetivo de utilizar resíduos tecnológicos, materiais de baixo custo e materiais recicláveis com responsabilidade, a oficina auxiliou os estudantes e participantes a produzirem seus próprios protótipos de robôs com esses tipos de componentes.

Também foram debatidos temas comuns sobre conscientização sustentável e desenvolvimento de atividades práticas no âmbito da sustentabilidade como, por exemplo, fazer o uso do 5 R que consiste em cinco passos para realizar ações sustentáveis no dia a dia. "São atitudes simples que podem fazer uma grande diferença para o nosso planeta", conta professora apoiadora do evento, Dayane Rosas.

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Com o formato de grande evento científico nacional, com a participação de diversas universidades e órgãos governamentais, a UEA realizou nos dias 21, 22 e 23 de outubro, a Semana da Ciência e da Tecnologia que teve abertura oficial no Bumbódromo de Parintins. Durante o evento foram apresentadas várias palestras, oficinas e minicursos com temas voltados para a integração da ciência e tecnologia levando temas atuais e muito conhecimento as diversas unidades espalhadas pelo Amazonas.

Texto: Davi Albuquerque/ASCOM UEA