Publicada em: 13/11/2019 14:53

UEA apresenta trabalho sobre ocorrência do fogo na vegetação durante Conferência

Com o trabalho intitulado "Análise temporal da variação da cobertura vegetal pela ação do fogo no município de Lábrea (AM)", o professor adjunto Luís Antônio e o egresso Francisco Alves do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT-UEA), representaram o Amazonas na 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire 2019) realizada de 28 de outubro a 1 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Segundo o professor, a UEA sendo a única representante do Amazonas no evento assume compromisso com as questões ambientais. "O evento assumiu especial importância diante dos graves problemas relacionados ao tema no nosso país neste ano de 2019 e, em particular, na Amazônia", conta Luís que além de professor é Engenheiro Florestal e atua no interior do Amazonas.

O engenheiro florestal e egresso da CESIT-UEA, Francisco Alves, comprova a importância da formação de mão-de-obra técnica e especializada para atuar no Amazonas sendo este o papel que a UEA vem desenvolvendo com a interiorização do Ensino Superior. Natural de Lábrea, na região sul do Estado do Amazonas, Alves durante a formação acadêmica teve que se deslocar de Itacoatiara para poder cursar Engenharia Florestal no CESIT, o que foi o responsável pela escolha do local do trabalho.

As atividades desenvolvidas tinham o objetivo de analisar e quantificar as áreas de ocorrência de fogo e as consequências da ação sobre a vegetação na área de abrangência, utilizando técnicas de geoprocessamento no município de Lábrea.

WildFire 2019

Pela primeira vez realizada na América Latina, a conferência no Brasil teve como tema: "Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos sistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo".

Um dos principais objetivos da Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais é a troca de conhecimentos e experiência entre profissionais das áreas ligadas diretamente ao combate de incêndios florestais que abrange todas as nacionalidades e comunidades preocupadas com as questões ambientais e fornecendo treinamento e debates ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais.

Texto: Davi Albuquerque/ASCOM UEA