Publicada em: 18/11/2019 16:53

Acadêmicas da UEA apresentam trabalhos com técnicas exclusivas de redes moleculares na BCN

Produzindo e levando conhecimento para além das portas da universidade, estudantes de graduação e pós-graduação da área Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), submeteram trabalhos ao Metabolomics and Mass Spectometry Research Group (MMSRG) e tiveram a aprovação para apresentá-los na 7º Brazilian Conference of Natural Produtcts (BCNP). O evento foi realizado no período de 10 a 13 de novembro, no Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro.

Orientadas pelo professor da UEA e doutor Hector Henrique Ferreira Koolen, seis estudantes compareceram a Conferência e levaram trabalhos voltados para área da Química de Produtos Naturais, sendo alguns integrantes de projetos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). "Temos trabalhos de química de novas espécies de microrganismos que agem contra a malária, agentes anti-protozoários, atividade anticâncer por meio de plantas, análise de produtos alimentícios não convencionais daqui da Amazônia, e muitos outros", conta Koolen.

Todos os trabalhos apresentados utilizaram a Técnica de Redes Moleculares, sendo o único grupo de pesquisa da região com esse procedimento. Por meio de um tratamento computacional de dados, o programa proporciona uma visualização em redes moleculares, o que possibilita à visualização do metabolismo secundário dos organismos de onde são retiradas as substâncias naturais utilizadas em alimentos, medicamentos. "Foi a primeira participação do grupo no evento, pois o laboratório foi construído em 2016. A UEA nos garante toda a infraestrutura necessária para a realização das nossas atividades e proporciona diversas parcerias que garantem bastante multidisciplinariedade às atividades", acrescenta o orientador.

Discente do Mestrado em Biotecnologia, Aline Oliveira, conta que os trabalhos apresentados envolvem a metabolômica - estudo científico que visa identificar e quantificar o conjunto de produtos do metabolismo de uma determinada molécula ou substância produzidos por um organismo - e remetem a área da Biotecnologia onde os produtos naturais estão inseridos, sendo realizado com plantas e com fungos. "A experiência foi ótima. Agregou bastante no meu conhecimento, além de poder conhecer o trabalho de outros grupos de pesquisa e dos pesquisadores ali presentes", enfatiza Oliveira.

BCNP

O 7º BCNP é um Congresso Internacional sem fins lucrativos dedicados a promover o desenvolvimento da ciência e a excelência da Química de Produtos Naturais em todo o mundo. Acredita-se que esta é uma boa oportunidade para discutir os assuntos relacionados a diferentes aspectos do trabalho em produtos naturais.

Texto: Davi Albuquerque/ ASCOM UEA