Publicada em: 08/07/2020 16:17

TCE realiza webconferência sobre desmatamento e queimada na Amazônia

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), coerente com a sua responsabilidade e pioneirismo nas questões de controle ambiental, promove no dia 17 de julho, às 9h (10h no horário de Brasília), a Webconferência 'Desmatamento e Queimada na Amazônia, Desafios de Todos!'. O evento reunirá doutores, cientistas e especialistas da área de monitoramento, clima e biodiversidade.

Em fevereiro passado o TCE/AM criou um Comitê Interinstitucional, com os órgãos ambientais do Amazonas com objetivo de contribuir para o cumprimento de metas e ações no combate ao desmatamento e redução dos focos de incêndios florestais no Estado.

No elenco de participantes, os renomados Professor, Pesquisador e ex-Diretor-Presidente do INPE, Ricardo Galvão, o Professor e Pesquisador Carlos Nobre e o Pesquisador Ismael Nobre, farão palestras de 20 minutos. Durante a Webconferência será apresentado o aplicativo SOU ECO, do TCE-AM, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e a Plataforma Interativa ATLAS ODS Amazonas, desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Segundo o Coordenador e Mediador do evento, Conselheiro Júlio Pinheiro, as duas aplicações são ferramentas receptoras de dados para a formulação de ações e políticas públicas de enfrentamento aos problemas ambientais. "O aplicativo SOU ECO, por exemplo, permite que o cidadão efetue sugestões, denúncias de crimes ambientais e correlatos da localidade que estiver, inclusive com 'upload' (envio) de imagens e georreferenciamento de áreas. A plataforma interativa mapeia a territorialização e os indicadores dos municípios do Amazonas, relacionando-os aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda Global 2030", explica.

Ao final, haverá uma hora para debates provocados pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; do Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Fábio Nogueira e da Diretora de Controle Externo Ambiental do Tribunal de Contas, Anete Ferreira, que fará breve apresentação do monitoramento da Auditoria de Unidades de Conservação no Amazonas.

Os alunos do curso de Direito da UEA receberão certificado de participação.

ITENS ASSOCIADOS