Publicada em: 17/08/2020 11:26

UEA tem projetos aprovados pelo Painter da Fapeam

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) teve nove projetos aprovados no Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (PAINTER), Edital N.º 003/2020, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (FAPEAM). A divulgação aconteceu na última sexta-feira (14), pelo canal da instituição no Youtube.

O PAINTER foi lançado pela primeira vez em fevereiro deste ano. Para o edital foram submetidas 112 propostas de pesquisadores que atuam em 14 municípios do interior do Amazonas.

A proposta da iniciativa é fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a Bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Amazonas com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do Estado.

Além disso, o PAINTER visa favorecer a fixação de mestres e doutores de instituições de pesquisa ou ensino superior ou centro de pesquisa, públicos ou privados, sem fins lucrativos com sede ou unidade permanente localizadas em município do Interior do Estado do Amazonas e, também, impulsionar a formação e consolidação de grupos de pesquisa e o aumento da produção científica qualificada de pesquisadores vinculados às instituições de ensino e de pesquisa.

"A UEA aprovou nove projetos neste primeiro edital e abre novas linhas de pesquisa e oportunidades em suas unidades do interior, dando seguimento à nossa política institucional de fortalecimento da qualificação docente e incentivo à pesquisa", destacou a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Paula Mourão.

Todos os projetos aprovados nesta primeira fase do programa podem ser visualizados pelo link abaixo.

ITENS ASSOCIADOS