Publicada em: 09/09/2020 14:44

CNPq anuncia duas chamadas públicas para projetos de pesquisa e bolsas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anuncia a primeira chamada do CNPq/MCTI e a segunda chamada do Programa de Excelência em Pesquisa - Pesquisa e Ensaios Clínicos da Fundação Oswaldo Cruz. As inscrições da primeira chamada vão até o dia 15 de outubro, e as da segunda, até o dia 4 de outubro.

A chamada do CNPq/MCTI é destinada a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) que visem ao desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos para minimizar ou solucionar problemas ambientais causados pela atividade humana, tais como resíduos industriais, domésticos, agropecuários, entre outros. O foco da chamada é apoiar projetos de PD&I em Biotecnologia Ambiental, com ênfase na temática "Recuperação de rios e lagoas: desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos para tratamento de esgoto e recuperação de águas superficiais, subterrâneas e residuais".

A segunda chamada pública do Programa de Excelência em Pesquisa, Pesquisa e Ensaios Clínicos (PROEP/PEC) tem por objetivo selecionar propostas para auxílio financeiro a pesquisadores coordenadores de pesquisa da Fiocruz, para selecionar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de pesquisa clínica. Os projetos devem visar a promoção de excelência na pesquisa clínica voltada para a inovação e desenvolvimento tecnológico em saúde pública.

Para mais informações e inscrições das respectivas chamadas, acesse os links abaixo.

ITENS ASSOCIADOS