Publicada em: 06/10/2020 16:09

Grupo de pesquisa da UEA é certificado pelo CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) certificou o grupo de pesquisa Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social da Universidade do Estado do Amazonas (Lepts/UEA). O grupo estuda questões como processos de desenvolvimento humano, ensino, aprendizagem e inclusão social de forma articulada às relações entre educação, psicologia e teoria social, focando desde a educação infantil até o ensino superior.

Liderado pelo professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CEST), Fábio Alves Gomes, o grupo reúne pesquisadores vinculados à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Taubaté (UNITAU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gomes enfatiza a importância da certificação para o início e desenvolvimento de pesquisas, por possibilitar participação em editais de fomento e capitação de recursos. "É um reconhecimento público perante a UEA e o CNPq de que o Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social (Lepts) possui os requisitos necessários para a sua atuação. Acreditamos que a composição inicial possibilitará a ampliação e atuação interinstitucional, bem como o diálogo das múltiplas áreas do conhecimento em diferentes contextos, possibilitando, assim, o fortalecimento das produções científicas da UEA", finalizou.

O Lepts contribui para o fortalecimento do campo da educação na região amazônica, por meio da produção de conhecimento interdisciplinar nas áreas de linguística, letras e arte, teoria da instrução, ensino e aprendizagem na sala de aula, desenvolvimento social e da personalidade, psicologia educacional, processos grupais e de comunicação e currículos específicos para níveis e tipos de educação.

Para mais informações sobre o grupo, entre em contato pelo e-mail fbgomes@uea.edu.br.

ITENS ASSOCIADOS