Publicada em: 13/10/2020 16:41

Revista Marupiara publica edição especial dedicada à Etnomatemática

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a Revista Marupiara do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA) lança edição especial voltada à Etnomatemática, cumprindo assim o cronograma para 2020. A edição teve como coordenadora a professora do CESP, Dra. Lucélida Maia.

A edição é composta por artigos que divulgam resultados de pesquisas sobre as diferentes maneiras nas quais os sujeitos mobilizam ideias matemáticas e constroem padrões baseados em aprendizagens enraizadas culturalmente e, ainda, como essas aprendizagens podem se tornar referências para o ensino de matemática.

A professora Lucélida ressalta que a Etnomatemática possibilita, tanto como um programa de pesquisa ou uma tendência da Educação Matemática, o reconhecimento, respeito e valorização das diferentes formas de construir conhecimento na relação com a natureza e no desenvolvimento de práticas matemáticas em diferentes contextos culturais. "Os artigos nos fazem pensar que há, em diferentes contextos culturais, a criação de arte, saberes e técnicas que nos permitem entender a matemática como uma construção humana e viva", comentou a professora.

Para conferir esta ultima edição da revista, acesse o link abaixo.

Sobre a Revista Marupiara

A Revista Marupiara tem como objetivo estimular e desenvolver a conexão entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes nas diversas áreas do conhecimento. A Revista facilita a aproximação entre o conhecimento científico e a comunidade de modo geral para fomentar as informações e experiências no âmbito das diversas ciências com outras instituições nacionais ou estrangeiras. Visa ainda estabelecer um canal de divulgação de estudos e progressos recentes nos campos ciências.

Para conferir esta ultima edição da revista, acesse o link abaixo.

ITENS ASSOCIADOS