Publicada em: 10/11/2020 14:30

Rede de Antropologia promove atividades acadêmicas voltadas para o artístico-cultural

Com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Rede Autônoma Brasileira de Antropologia (RABA) realiza até o dia 30 de novembro de 2020, a sua 1º reunião anual, com atividades acadêmicas envolvendo palestras, oficinas, roda de conversa, mostra artístico-cultural, além da mostra audiovisual - fotográfica e performática. A programação inclui a participação de pesquisadoras indígenas, quilombolas, lideranças de movimentos sociais e pesquisadores de várias partes do Brasil e da América Latina.

A RABA é um coletivo de profissionais, estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pesquisadores de instituições públicas, privadas, terceiro setor e autônomos, entre outros, que propõe espaço para a discussão científica, com linguagens criativas e plurais sobre cenários de atuação e de vivência da pesquisa antropológica e dos direitos humanos.

A UEA está envolvida na organização deste evento por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena & Etnografia sob a coordenação da professora Dra. Célia Bettiol (Escola de Normal Superior). O Grupo tem realizado uma série de atividades acadêmicas online, e nesta 1º Reunião da RABA será representado pelo pesquisador Dr. Luciano Cardenes - professor colaborador da UEA nos Cursos de Licenciatura para Professores Indígenas do Alto Solimões, Pedagogia Intercultural, Pedagogia Intercultural para Professores Indígenas do Alto Solimões em São Paulo de Olivença e atualmente é docente colaborador do Curso de Pedagogia Intercultural para Professores Indígenas do Vale do Javari, em Atalaia do Norte.

Inscrição

As inscrições de cada atividade são realizadas por formulário online, disponibilizado durante as transmissões ao vivo que ocorrem no canal da Rede Autônoma Brasileira de Antropologia no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-lysedTzAq_UOkjYyFuXuQ e no canal da TV Canteiro da UNIVASF. Para maiores informações: coletivoraba@gmail.com

Programação

Nesta terça (10/11), às 15h (horário de Brasília), será realizada a mesa-redonda "Indígenas e cidades: experiências no Brasil", e na quarta (11/11), às 10h (horário de Brasília), a mesa redonda "Indígenas e cidades: experiências no Amazonas".Estas atividades tem como coordenador o pesquisador Me. Clayton Rodrigues (Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia - PNCSA-UEA).

No dia 14 de novembro, às 19h (horário de Brasília), o Prof. Dr. Luciano Cardenes, docente do Curso de Pedagogia Intercultural para Professores Indígenas do Vale do Javari (UEA) e o pesquisador Clayton Rodrigues (Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia - PNCSA-UEA) participarão da mesa internacional: "Antropólogas y antropólogos investigando América Latina: estrategias, limitaciones y propuestas a futuro", coordenadas pelas antropólogas Dra. Yollolxochitl López (UBBJ-México) e Dra. Gláucia Barúna (GIID-CIESAS-México).

Já no dia 17 de novembro, das 14h às 17h (Horário de Brasília), haverá a atividade do Grupo de Trabalho sobre Antropologia e Educação, coordenada pelo Prof. Dr. Luciano Cardenes (UEA - Curso de Pedagogia Intercultural) e pela Profa. Dra. Rosângela Corrêa (Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/ Museu do Cerrado).

A programação segue repleta de atividades ao longo de todo o mês e no dia 29 de novembro, às 17h (Horário de Brasília), será realizada a mesa redonda "Antropologia, mito e literatura", coordenada pelo Prof. Dr. Luciano Cardenes e com a participação de três grandes pesquisadores indígenas: Prof. Dr. Edson Kayapó (IFBA), Profa. Me. Rosi Waikhon (PPGAS-UFSC) e Prof. Me. Tiago Oliveira Guarani-Nhandeva (PPGAS-USP).

A 1º Reunião da Rede Autônoma Brasileira de Antropologia ocorre totalmente online, gratuita e com certificação emitida pelos Grupos de Pesquisa e Instituição de participam ativamente da organização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena & Etnografia (UEA/ENS), Diverso - Pesquisa-Ações sobre Resistências Sociais (UFGD), Museu do Cerrado (UnB), Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões (AMAR), Laboratório de Metodologia, Pesquisa e Documentação em Antropologia (UNIVASF), Projeto RENAS (Museu Paraense Emilio Goeldi), Acervo Multimidia de Arqueologia e Antropologia (UFPEL), Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional (NEASAN - UFRR) e Fogo Editorial.

A programação completa pode ser acompanhada nas mídias e redes sociais: https://linktr.ee/coletivoraba