Publicada em: 11/11/2020 13:43

UEA abre oficialmente atividades para ano letivo de 2020 do PIBID e RP

Com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros professores e a sala de aula da rede pública, por meio da articulação entre a Universidade, a escola e os sistemas estaduais e municipais de educação, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), inicia oficialmente nesta quinta-feira (12/11), as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP).

O evento será transmitido a partir das 9h, pelo canal da UEA no Youtube e pela página oficial da universidade no Facebook.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UEA, Kelly Christiane de Souza, a intenção dos dois programas é fortalecer a formação dos estudantes das licenciaturas, bem como contribuir com a melhoria da qualidade da educação no Estado do Amazonas.

Kelly destaca que entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira do magistério nas áreas de educação básica com maior carência de professores com formação especifica: Ciência e Matemática, da quinta a oitava série do ensino fundamental, além de Física, Química, Biologia e Matemática, do ensino médio.

"O início das atividades dos programas PIBID e RP no ano de 2020, é o registro do compromisso desta UEA com a formação inicial dos estudantes das licenciaturas e também com as professoras e professores da educação básica em todo o estado do Amazonas, uma vez que a formação de professores seja ela inicial ou continuada, traz a tona o reconhecimento do professor como intelectual e como quem constrói e produz saberes", pontuou.

Por fim, a Pró-Reitora explica que o Programa Residencia Pedagogica integra a política nacional de formação dos professores com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do docente na escola a partir da segunda metade do seu curso.

ITENS ASSOCIADOS