Publicada em: 11/11/2020 14:28

Professor do CESTB/UEA publica artigo em revista da UFMS

O professor do curso de Letras, Arthur Ribeiro Costa e Silva, do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB/UEA) publicou o artigo "Ecos da leitura de um romance contemporâneo na EJA: expressões subjetivas em cartas de personagens' na revista Rascunhos Culturais, do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS).

O trabalho apresenta três textos do gênero carta pessoal produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos durante a leitura do romance ¿Silêncio no bordel de Tia Chininha¿, de Eliziário Goulart Rocha. "Refletindo sobre características do romance contemporâneo e, ao analisar as produções dos alunos sob o ponto de vista da leitura subjetiva, argumentamos que as cartas se constituem como textos de leitor, à medida que mobilizam e ressignificam certos aspectos e conteúdos da obra, permitindo associações da experiência de leitura com histórias de vida, visões e modos de ser no mundo. Conclui-se que o trabalho com o conceito de texto de leitor, ao permitir a expressão subjetiva a partir de tipos de enunciados presentes no horizonte dos estudantes, revela caminhos importantes para a formação leitora em contexto escolar", enfatizou o professor.

Confira o artigo no link abaixo:

Revista completa disponível em https://revistarascunhos.ufms.br/revista-rascunhos-culturais-no-21/