Publicada em: 15/11/2020 10:53

Alunos da UEA conquistam o 1º lugar da região Norte na Maratona de Programação SBC/ICPC

O time GAPA/Ludus Lab formados por alunos da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) conquistaram neste sábado (14), o primeiro lugar da região Norte na Maratona de Programação SBC/ICPC.

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação - EST/UEA, Marcela Sávia Picanço Pessoa Bastos, revelou que o grupo GAPA tem como objetivo preparar os alunos para este tipo de competição. Marcela salienta que os estudantes passam o ano todo treinando e que esta vitória é a melhor recompensa para eles e para os professores dos cursos de Computação

"A nossa universidade ficou em primeiro lugar em 2018, segundo lugar em 2019 e em primeiro lugar novamente em 2020. Esta é a maior competição de programação científica do Brasil. Tivemos 764 equipes competindo em todos os estados, destas, cinco equipes são da UEA. Ser o melhor time da região Norte é um orgulho muito grande para a nossa universidade e inspira novos estudantes. Este tipo de competição, além de desenvolver habilidades técnicas, exercita habilidades necessárias para o mercado, como trabalho em equipe e sob pressão, gestão estratégica e gestão de tempo. Grandes empresas ficam de olho nesses participantes", enfatizou a coordenadora.

Para o professor Dr. Jucimar Junior, a Maratona de Programação SBC/ICPC é uma competição entre estudantes de computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc) que promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Jucimar destaca que essa experiência é ímpar e um grande diferencial na alocação dos alunos no mercado de trabalho. Ele enfatiza ainda que a UEA tem a tradição de formar os melhores programadores da Região Norte.

"Essas competições mostram a excelência de nossos cursos de computação. Na UEA, nossos alunos competidores pertencem ao Grupo de Análise e Pesquisa de Algoritmos (GAPA) coordenado pela professora Marcela Pessoa e são patrocinados pelo Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa (LUDUS). Este ano os alunos Levi Lima, Eduardo Peres e William Azevedo foram treinados pelo aluno de Sistemas de Informação Wesley Rocha e pelo ex-aluno UEA Erick Monteiro" comentou.

A diretora da EST/UEA, Ingrid Gadelha, disse que todo reconhecimento deve ser dado ao grupo pelo belíssimo desempenho na Maratona de Programação.

"Essa importante vitória da equipe EST/UEA como melhor equipe da Região Norte na Maratona é a demonstração do compromisso com a qualidade de formação de nossos alunos. Este mérito é todo da equipe do Gapa que faz um trabalho magnífico de orientação e apoio aos nossos bravos alunos dos cursos de computação e que a cada ano vem melhorando seu desempenho e se destacando nacionalmente", disse.

Por fim, o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, pontuou que essa vitória é resultado de equipe, de esforço de alunas e alunos, em especial Levi Lima, Eduardo Peres, William Azevedo, Wesley Rocha, o ex-aluno Erick Monteiro, professoras e professores e, também, do grau de maturidade e desempenho que a UEA tem adquirido ao longo do tempo, com todo o apoio da EST nesta gestão.

"Parabenizo as professoras e professores, alunas e alunos por ser tornarem mais uma vez os campeões da região Norte e por conquistarem essa vitória tão importante para nossa UEA. Isso é um fato histórico e nós estamos muito felizes de participar deste momento".

Texto: Gerson Freitas/ASCOM UEA