Publicada em: 26/11/2020 09:12

José Aldemir: exemplo de docência dedicado ao ensino superior do Amazonas

No dia 21 de novembro de 2019, José Aldemir de Oliveira partia deixando para a Amazônia um grande legado de desenvolvimento cientifico, com destaque na formação de universitários e estudantes de diferentes gerações. Como forma de agradecimento, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) relembra e deixa mais uma vez viva, a trajetória do filho ilustre do município do Alto Careiro, conhecido tradicionalmente como Manacapuru.

Com importante papel na consolidação da UEA, José Aldemir assumiu o posto de quarto Reitor da instituição no período de junho de 2010 a março de 2013, deixando valiosa herança acadêmica, com contribuições significativas à defesa e política da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas. José Aldemir que era Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, teve também um papel fundamental na criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), se tornando Diretor-Presidente da instituição. Em seguida foi Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

Com vasta experiência em Geografia Humana, principalmente nos temas cidades e os rios, moradia e geohistória das cidades amazônicas, revolucionando o sistema de financiamento à ciência e tecnologia na Amazônia ocidental, em pleno século XXI, José Aldemir também atuou como professor nos cursos de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e Geografia, ambos da Ufam e era líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB).

Considerado um homem visionário, o ex-Reitor da UEA teve a Amazônia como grande foco de sua carreira acadêmica, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional, o que resultaram grandiosas obras e estudos como "Cidades na selva" (2000), que teve como base seus estudos realizados no doutorado, e "Manaus, de 1920-1967: a cidade doce e dura em excesso" (2003).

Ainda em 2019, José Aldemir lançou o livro 'Manaus de dois rios. Gentes e Matas: literatura e geografia dos sentimentos'.

"O professor José Aldemir de Oliveira permanece na vida da Universidade do Estado do Amazonas todos os dias, por meio da sua realização, por meio do seu idealismo e da sua dedicação à educação no estado do Amazonas. Uma grande referência nacional e internacional na Geografia, um grande nome enquanto liderança na Ciência no Amazonas e no Brasil, e uma referência para seus ex-alunas e alunos, ex-pós-graduanda e pós-graduando e, sobretudo, suas amigas e amigos. Fica sempre a referência desse grande patriota José Aldemir", destacou o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.

Reconhecimento

Em 2009, o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) homenageou José Aldemir em reconhecimento ao seu trabalho, com a Medalha Rio Negro, a mais importante honraria da Instituição.

E como grande incentivador da educação, a prefeitura de Manaus inaugurou neste ano, o primeiro Cime (Centro Integrado Municipal de Educação) que recebeu o nome do professor doutor José Aldemir de Oliveira. O novo complexo tem capacidade para atender 1,6 mil alunos e oferecerá educação integrada - ensino infantil e ensino fundamental.

É desta forma que o Amazonas e a UEA agradece e reconhece toda a contribuição e incentivo que José Aldemir deu para o desenvolvimento do estado e, principalmente, do Ensino Superior.

Texto: ASCOM UEA