Publicada em: 25/01/2021 18:16

Grupo de Percussão do Amazonas interpreta "Pancadaria"

O Laboratório de Percussão (LAPERC), da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), publica nesta segunda-feira (25/01), a interpretação de "Pancadaria" no seu canal do youtube. A obra foi interpretada por Jonas Caio e o professor do Curso de Música da UEA, Tarcisio Braga. Para conferir, basta acessar o link: https://youtu.be/ZcVhhNjUG6g.

"Pancadaria" é uma das peças contidas no livro ¿Estudos e Peças para Pandeiro Brasileiro¿, escrito por Iê do Pandeiro e Luiz Roberto Sampaio. O livro apresenta músicas escritas para pandeiro em formato de pandeiro solo, pandeiro duo, trio e quarteto. "Ainda que não haja uma maneira padronizada, alguns autores desenvolveram maneiras de se escrever para o pandeiro, como Carlos Stasi e Luiz D'Anunciação", afirma o professor.

O coordenador do LAPERC, Tarcísio Braga, também explica a interpretação desenvolvida no vídeo. "Aqui o aluno de percussão identifica os timbres básicos do pandeiro como grave, pratinelas e tapa e entra em contato com a notação musical (partitura) para esse que é um dos principais instrumentos de percussão do Brasil, aprofundando sua técnica e apurando a leitura".

Sobre o projeto

O projeto, alocado no Curso de Música da ESAT, tem como objetivo principal consolidar-se como centro de referência, incentivando e difundindo a pesquisa em percussão, sendo o espaço para as atividades de ensino, pesquisa e extensão na subárea de percussão, promovendo produções artístico-culturais, estimulando e continuamente aprimorando os elementos fundamentais do ensino-aprendizagem e performance de percussão.

- Conheça outras atividades do grupo através do link: https://linktr.ee/laperc.

Texto: Thalita Bandeira. ASCOM/UEA.

ITENS ASSOCIADOS