Publicada em: 23/02/2021 11:41

UEA, INPA e Ufam realizam webinar do X Sapis e V Elapis

O X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Sapis) e o V Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Elapis), realizam no dia 2 de março, às 16h, uma webinar de lançamento da edição deste ano. O tema será "Autogestão e desenvolvimento territorial sustentável de áreas protegidas: diálogos, aprendizagens e resiliência", mesmo tema do Seminário.

O X Sapis e V Elapis são eventos acadêmicos que tratam da temática da proteção ambiental e a inclusão social no Brasil e na América Latina, com metodologia interdisciplinar a partir de perspectivas diferentes da sociedade. A Webinar de lançamento é realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O Seminário surgiu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos/IP/UFRJ), em 2005. Desde então, já foram realizadas edições no Rio de Janeiro, Teresópolis, Belém, Manaus, Belo Horizonte, Florianópolis, Niterói e Recife. Ao longo dos anos, a produção técnica do evento foi organizada e disponibilizada em publicações dos anais e, desde 2013, ganhou um caráter internacional, quando passou a ser realizado conjuntamente com o Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS).

Os eventos contribuem a partir de diálogo entre diferentes saberes, com repercussões nas esferas social, econômica, ecológica, política e cultural. A gestão das áreas protegidas vivencia vários desafios, em parte trazidos pelas pressões da pandemia de COVID-19 e pelo acirramento das ações de degradação ambiental, gera uma sinergia preocupante para a efetiva proteção, que, associada a uma mudança das políticas públicas, faz com que o Sapis e Elapis sejam espaços estratégicos e de referência, para discutir as consequências, e propor medidas necessárias para o avanço da gestão territorial.

Para acompanhar a Webinar de lançamento, inscreva-se no link abaixo: