Publicada em: 23/02/2021 14:08

UEA inicia campanha de doação de sangue em parceria com HEMOAM

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (PROEX/UEA), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), iniciam uma campanha para doação de sangue na capital do Amazonas. Os doadores de sangue receberão uma declaração com carga horária de 10h pela fundação. Dúvidas e agendar atendimentos, entre em contato com o HEMOAM através do e-mail hemoam.coletaexterna@gmail.com e para Coleta Externa, envie uma mensagem para o número (92) 99269-2218.

O que é preciso para doar?

Ter entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60, e jovens de 16 ou 17 anos devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal, em caso de tutela), pesar mais de 50Kg, apresentar documento oficial com foto, estar saudável, estar bem alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

Doações durante a Pandemia

A doação é realizada por ordem de chegada. Sem necessidade de agendamento prévio, na sede do HEMOAM (Av. Constantino Nery, 4397), do dia 22 a 27 de fevereiro de 2021, de segunda a sábado das 7h às 17h. Quem teve COVID-19 pode doar após 30 dias de desaparecimento dos sintomas.

Importante saber

Não é preciso saber o tipo sanguíneo para doar, não é preciso fazer nenhum exame antes de doar; se você bebe, fique sem ingerir bebida alcoólica por doze horas antes de doar; se você fuma, fique sem fumar por duas horas antes de doar; se você fez uso de algum medicamento, passou por procedimento cirúrgico ou ficou doente recentemente, procure saber sobre os procedimentos temporários para doação.

Cuidados após doação

Não dobrar o braço na primeira meia hora após a doação, não pegar peso com o braço utilizado para a doação, aguardar uma hora para dirigir, não fumar por duas horas, não fazer exercícios físicos nas doze horas após a doação (andar de bicicleta, carregar peso, fazer ginásticas, faxinas domésticas, lavar roupas a mão).

Não pode doar temporariamente

Quem recebeu transfusão há menos de um ano, grávidas, após o parto: três meses para normal, e seis meses para cesária, amamentação: 1 ano, colocou piercing ou tatuagem: 1 ano; febre, covid, ou dengue: 1 mês, viagem para o interior: 1 mês.

Texto: ASCOM/UEA.

ITENS ASSOCIADOS