Publicada em: 16/04/2021 13:41

Acessibilidade: UEA realiza primeira palestra para alunos surdos

Por meio da Comissão de Políticas para a Pessoa Surda (COPPS/UEA), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza a primeira palestra para alunos surdos. O objetivo é compartilhar saberes e experiências dos surdos da Universidade e tornar mais marcante a presença desses alunos e funcionários na instituição. A palestra pioneira faz parte do 'Ciclo de Palestras dos Acadêmicos Surdos da UEA' e ocorrerá no dia 23 de abril, às 19h30. As demais palestras serão realizadas em maio e junho com datas e palestrantes a definir.

Pelo fato de pertencerem a uma cultura visual-espacial e terem como primeira língua a língua de sinais que se difere da língua majoritária do país, português, ao longo da vida muitos surdos podem passar por situações de solidão, de falta de comunicação tanto no grupo primário (família) como nos secundários (amigos, professores, colegas de sala de aula) e, inclusive, sofrerem bullying. Na Universidade, os sentimentos gerados por esses fatores podem se potencializar, uma vez que há pressão do ambiente acadêmico para que façam produções escritas, leituras, apresentem trabalhos e participem de eventos. É comum eventos organizados por cursos que os surdos estudam, não disponibilizarem intérpretes, mas cobram feedback dos alunos. Com frequência, há casos de depressão e ansiedade em surdos que estão no ensino superior, podendo acarretar até tentativas de suicídio.

Durante o período de pandemia por Covid-19, os surdos também têm que cumprir isolamento social e, geralmente, os familiares não sabem se comunicar em Libras. A partir desse cenário, o psicólogo e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bruno Pierin Ernsen, surdo, convidado para ministrar a palestra, conta com vasta experiência para conversar sobre os desafios enfrentados pelos surdos, não somente na Universidade, mas no contexto geral. Ernsen também dará sugestões de como o surdo poderá buscar caminhos e formas de manter o equilíbrio emocional.

Ciclo de Palestras dos Acadêmicos Surdos da UEA

A ideia de criar o 'Ciclo de Palestras' surgiu a partir de demandas de alguns alunos surdos da UEA. Uma delas era pensar em como envolver mais os surdos nas atividades da Universidade e possibilitar meios para aumentar a visibilidade na instituição. Além da representatividade, o evento também é um momento para celebrar o dia da aprovação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, conhecida como a "Lei da Libras", que oficializa essa língua de natureza brasileira.

O professor de Libras da Escola Normal Superior (ENS/UEA) e presidente da COPPS, Marcos Roberto dos Santos, diz que quando se fala em inclusão, é comum pensar logo nas deficiências, mas inclusão é um conceito bem mais amplo e abrange vários aspectos. "Nós, professores de Libras, intérpretes e a própria comunidade surda, não trabalhamos na perspectiva da deficiência, mas sim nos aspectos linguísticos, identitários e culturais. Para nós, o fato de terem surdez leve, moderada, severa ou profunda não tem muita importância, então focamos nos aspectos da língua, da identidade surda, na autonomia e políticas linguísticas para surdos dentro da instituição", aponta o presidente da COPPS.

Marcos Roberto comenta ainda que, ao proporcionar eventos como esse, a UEA abre possibilidades para iniciar a demarcação de espaço e, assim, oferece melhores condições de acesso às informações, conhecimento e mais igualdade entre surdos e não surdos. "As universidades públicas e privadas têm o dever de se tornarem ambientes acessíveis, e trazer a essas pessoas um sentimento de pertencimento. Ele alega também que ¿é preciso atentar a preocupação quanto ao acesso e, sobretudo, a permanência dos surdos no ensino superior", finalizou.

Inscrição

A inscrição para recebimento de certificado de participação será realizada no momento da palestra, através de preenchimento de formulário disponibilizado aos participantes.

O link para ter acesso à palestra é: https://meet.google.com/cbr-smbx-vrw

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA