Publicada em: 29/04/2021 11:58

'Vozes Exiladas: por um exercício democrático da palavra' é tema de live da TV Lepete

Destacar o valor da democracia deve ser um exercício constante da comunidade, ainda mais quando situada em um cenário de amaças diárias aos diretos humanos. A partir dessa ideia, o próximo episódio do Programa Live Conversas Impertinentes, da TV Lepete trará o tema "Vozes Exiladas: por um exercício democrático da palavra". O diálogo acontecerá com os convidados Márcia Tiburi e Jean Wyllys, no sábado (01/05), às 15h. A TV Lepete é fruto do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (Lepete/UEA).

Para a coordenadora do Lepete, a Universidade tem uma função social de produzir e divulgar o conhecimento e disseminar a ciência. "É um espaço que nasce, fundamentalmente, a partir de experiências democráticas. É função dela defender a democracia e os direitos humanos, e contribuir com o desenvolvimento social de modo geral. A defesa da democracia passa pela defesa da universidade, que também é lugar de experiências democracias", salientou.

Sobre os convidados

O convite aos convidados Márcia Tiburi e Jean Wyllys, surgiu, essencialmente, da necessidade de fomentar discussões acerca de questões sociais e políticas mais amplas, visto o momento de crise política que vivemos, onde a liberdade e a democracia tem sido ameaçada, no qual o negacionismo à ciência atinge verozmente a vida, a natureza e a cultura e também acirra a desigualdade e a injustiça social contra as minorias desse país.

De acordo com a professora Eglê, Márcia Tiburi é uma mulher feminista e uma intelectual de grande importância para a sociedade. Tem contribuido muito fortemente com o nosso país, na defesa da democracia e dos direitos humanos. "A Márcia é escritora, jornalista e filósofa. Após a eleição de 2018, ela e a família sofreram ameaças de morte, então não era mais possível continuarem a viver no país. A saída dela é um exílio, que pois significou que ela procurasse abrigo e proteção em outro lugar", explicou Eglê.

Jean Wyllys é jornalista, escritor, pesquisador no Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas do Hutchins Center, na Universidade de Harvard, e doutorando em Ciência Política na Universidade de Barcelona. A professora Eglê destaca o engajamento do ex-Deputado Federal do Rio de Janeiro em causas sociais. "O Jean é um político notório na defesa dos direitos LGBT e direitos humanos. Sempre buscou agir em defesa do povo brasileiro. Assim como Márcia, é uma personalidade de importância excepcional, mas que também teve que sair do país devido ameaças", comenta a coordenadora do Lepete.

Para acompanhar a transmissão, acesse o link abaixo.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA