Publicada em: 13/05/2021 12:01

Semana de Enfermagem da UEA debate "O trabalho em Enfermagem no contexto de crise"

"O cenário de crise na saúde evidenciou fragilidades no sistema de saúde brasileiro, impactando no exercício dos profissionais de enfermagem e expondo a deterioração das condições de trabalho, com maior desgaste físico, emocional e psicológico no enfrentamento à pandemia, principalmente". A avaliação é da professora Aldalice Aguiar durante a abertura da 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), transmitida pelo Canal do YouTube da UEA. (confira no link abaixo). O evento segue até o dia 20 de maio por meio de plataformas digitais como Microsoft Teams, StreamYard, Zoom e YouTube.

O reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, enfatizou que, neste ano atípico, os profissionais de saúde são indispensáveis principalmente porque fomos obrigados a conviver com a pandemia. "A UEA completa 20 anos em 2021 e há 18 anos, a Enfermagem da nossa universidade promove este encontro, sempre produtivo. Registro ainda que a UEA, possui o maior número de doutores formados no Amazonas. É a confirmação de um compromisso com a população do nosso Estado, o que nos enche de orgulho", salientou.

Também participaram da abertura on-line do evento, o diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA), Diego Regalado; a coordenadora geral da 18ª Semana de Enfermagem da UEA, professora Aldalice Aguiar, o coordenador do curso de Enfermagem da ESA/UEA, professor Manoel Luiz Neto; o acadêmico do Centro Acadêmico de Enfermagem Hugo Nepomuceno (Cajan/UEA) e demais docentes.

Sobre a 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica

A 18ª Semana de Enfermagem e 12ª Mostra Científica da UEA ocorre anualmente em consonância com a Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (SBEn/Aben), que vai até o dia 20 de maio. O tema central da 82ª edição da SBen é "O trabalho em Enfermagem no contexto de crise", com eixos em defesa do trabalho e da educação em Enfermagem, e em prol da sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), saúde e vida na diversidade. A programação inclui minicursos lotados e uma grande procura por inscrições.