Publicada em: 01/09/2021 16:01

Artigo de estudante da UEA é selecionado para publicação em revista científica

Fruto de um projeto de iniciação científica desenvolvido no Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), o artigo 'Simulação Numérica de Circuitos Eletromagnéticos' recebeu convite para publicação na revista Brazilian Journal of Development (BJD), avaliada como B2 no sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo, que conta com autoria de Tiago Pontes e orientação do professor Marceliano de Oliveira, participou ainda do VII Congresso Interno de Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pela Universidade.

A pesquisa desenvolveu programas para serem usados na simulação de circuitos eletromagnéticos básicos: RL e RLC. Além dos programas que permitem obter a solução numérica, procedimentos de integração analítica das equações diferenciais foram adotados. O trabalho realizou comparação da solução numérica com a analítica para testar a eficiência dos integradores implementados nos programas.

Como objetivo principal, o trabalho confirmou a chamada 'curva teórica de resultados' e a 'curva experimental de resultados', validando a simulação numérica por meio da resolução de equações diferenciais utilizando o computador.

O orientador do trabalho, Marceliano de Oliveira, explica que o convite possui grande importância para divulgação do estudo produzido pela UEA. "A iniciação científica da UEA gerou resultado positivo e os editores da revista Brazilian Journal of Development nos convidaram para fazer essa publicação. Para nós, isso é muito interessante, porque mostra a qualidade dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pela nossa Universidade. Isso é muito importante, pois demonstra que a instituição possui uma ciência básica que trata da produção de conhecimento desde a graduação", afirma.

Brazilian Journal of Delevopment

A BJD surgiu com a percepção de alguns professores brasileiros de que o tema do desenvolvimento carece de meios de divulgação de pesquisas científicas. É uma publicação mensal, cujo objetivo é disseminar conhecimentos na área de desenvolvimento, através da publicação de artigos científicos que apresentam contribuições originais, tanto empíricas quanto teóricas. A cobertura temática do BJD, considerando sua essência, abrange todas as áreas de conhecimento descritas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, desde que a pesquisa apresente uma contribuição para o desenvolvimento.