Publicada em: 13/09/2021 13:57

CAPES concede prêmio Tese 2021 a Programa de Pós-Graduação da UEA e INPA

Ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB) foi contemplado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o Prêmio CAPES Tese 2021 na área de Geociências.

O resultado da 16ª edição da premiação foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU), que visou reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em 2020, em cada uma das 49 áreas do conhecimento reconhecidas pela fundação. Em cada área, foi escolhida uma tese de doutorado para o prêmio principal e até duas para receberem a menção honrosa.

Reconhecimento

Essa não foi a primeira grande vitória do Programa. Além do Prêmio CAPES Tese 2021, o PPG-CLIAMB também acumula uma menção honrosa no Prêmio CAPES Tese 2020. Os reconhecimentos confirmam que a pesquisa e a qualificação de profissionais no PPG-CLIAMB são realizadas com eficiência.

O Prêmio CAPES seleciona as melhores teses de programas de pós-graduação do Brasil. A originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação são alguns dos critérios. Além da qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, a metodologia, redação, estrutura e organização do texto.

Os autores selecionados receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Os orientadores ganharão prêmio em dinheiro para participação em evento acadêmico-científico nacional, além de certificado que também será entregue aos coorientadores e ao Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi defendida.

Parceria premiada

A cooperação interinstitucional entre a UEA e o INPA é fundamental na capacitação de recursos humanos na região, especialmente no contexto das Ciências Atmosféricas. Hoje, o INPA tem o papel importante de sediar o PPG-CLIAMB na Amazônia, enquanto a UEA contribui significativamente através da atuação de professores da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), como docentes permanentes do Programa.

Além disso, o Programa se beneficia da infraestrutura de laboratórios das duas instituições, o que permite o desenvolvimento de pesquisas com alto impacto.

Entre os escolhidos na primeira etapa do Prêmio, três serão agraciados com o Grande Prêmio nas categorias: Ciências da Vida; Humanidades; e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares. Os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em dezembro.

Sobre o trabalho vencedor

A tese foi escrita pelo doutorando do PPG-CLIAMB, Wilmar Loaiza Ceron e orientada pela professora da UEA, Rita Valeria Andreoli de Souza e pelos coorientadores Mary Toshie Kayano e Rodrigo Augusto Ferreira, também professores da UEA.

A tese traz resultados pioneiros sobre variabilidade multidecenal do jato do Choco, seus impactos na precipitação, níveis de rios na Colômbia, e novas discussões sobre mudanças e tendências nos extremos de precipitação diária na Bacia do Prata. Apresenta ainda uma projeção internacional e nacional por ter gerado cinco publicações originais em periódicos de classificação 'A' no Qualis CAPES, verificada por meio de citações nas plataformas Scopus, Publons e Google Acadêmico.

Além disso, o trabalho reúne experiência e conhecimento crítico de vários especialistas que apoiaram e participaram de discussões dos resultados da tese. Trata-se de profissionais da Colômbia, Brasil, Estados Unidos e Espanha que foram essenciais para a realização da pesquisa.

Orientadora da tese, Rita Valeria, destaca que o reconhecimento nacional das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPG-CLIAMB não seria possível sem o apoio institucional do INPA com a UEA. "É uma grande honra receber o prêmio. Esse reconhecimento serve como incentivo para outros docentes e discentes do Programa, uma vez que mostra a valorização de toda dedicação durante o desenvolvimento do trabalho", comenta a professora.

Para mais informações sobre a premiação, acesse o link abaixo.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA

ITENS ASSOCIADOS