Publicada em: 16/09/2021 09:00

Professora do CESIT/UEA participa de simpósio sobre botânica para crianças

Com objetivo de despertar em crianças e adolescentes o interesse pelas plantas, o herbário da Universidade Federal do Amazonas (Huam-Ufam) realizará o "Setembro Botânico", de 20 a 24 de setembro. O evento é online, gratuito e contará com a participação da professora do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA). As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 19.

A professora do CESIT, Deolinda Ferreira, pontua que a planta não é um ser vivo meramente decorativo e pode ensinar as crianças a desenvolverem os sentidos. "O respeito à natureza deve ser incentivado desde a infância, visto a pureza no comportamento com a qual elas encaram novos saberes. Por isso, conhecer as plantas pode uma sociedade mais consciente e humana", afirma.

A discussão vai enfatizar a importância de manutenção e utilização racional das espécies vegetais. "Apesar das espécies se regenerarem, após um desmatamento, muitos recursos ficam escassos para sobrevivência das espécies. Então é melhor propagar a informação para conscientizar", disse Deolinda.

O simpósio acontece em alusão ao 'Dia do Biólogo' (3), 'Dia da Amazônia' (5) e 'Dia da Árvore' (21), abordando a temática 'Estimulando o interesse botânico nas escolas'.

Programação

Com atividades realizadas no decorrer das tardes, o evento terá em sua programação palestras, mesas-redondas, oficinas e séries de vídeos voltados para o público escolar e para os professores.

No dia 20, o Setembro Botânico realizará o 'Café com curadores: um dedo de prosa sobre os herbários do Amazonas', das 10h às 12h, com a participação da professora Deolinda e outros especialistas como do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Valdely Kinupp e do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Michael Hopkins. À tarde, às 14h, ocorre a palestra "A vida secreta das plantas", ministrada pela professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Eva Maria Atroch.

A palestra 'A importância das árvores na cidade', será conduzida pelo arquiteto e professor Wolfgang Sergio Steschenko, enquanto a 'Experiências extra-classe no ensino de Botânica' será abordada no dia 22, a partir das 18h, pela professora da Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio de Janeiro (UEZO/RJ), Cristiane Victório.

Como parte da programação do dia 23, a importância de 'Digitalizar para preservar e difundir' será apresentada por Helba Barbosa, às 14h. No último dia do evento ocorrem duas oficinas. A primeira: 'Descascando o fruto', das 14h às 15h, apresenta a origem e as partes de frutos. A segunda, 'Botânica em arte', das 16h às 17h, busca ampliar e estimular o conhecimento e a curiosidade botânica por meio da arte.

Confira a programação completa na página do evento. Todas as atividades do Setembro Botânico serão transmitidas via canal do Huam no YouTube.

Com informações da Ascom/Ufam.

ITENS ASSOCIADOS